• Morango
  • Sul
  • 26.09.2017
  • Por Meu Agronegócio

Passo a passo para plantação de morango

plantação de morango

O morango tem grande aceitação no mercado consumidor brasileiro e mundial. Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentam incremento na produção mundial, com crescimento em mercados tradicionais e expansão na Ásia. Quer entrar nesse mercado? Confira as dicas para plantação de morango que elencamos aqui.

Informações e números

A fruta é uma das vinte principais em volume de produção mundial – 241.109 hectares de área plantada, 4,5 milhões de toneladas produzidas e valor de US$ 15 bilhões. No Brasil, projeções de 2015 dão conta de 4 mil hectares de área plantada, rendendo 105 mil toneladas produzidas.

O morango é reconhecido por sua atraente coloração, aroma e sabor agradáveis. É uma das principais espécies em conteúdo de flavonoides – compostos com atividade antioxidante associados à prevenção da maioria das doenças crônicas de risco e degenerativas.

Preparo

O morangueiro pode ser cultivado no solo in natura, com cobertura plástica, em túneis, em estufas e nos sistemas hidropônico e semi-hidropônico – estes últimos com uso de solo ou substrato.

Local e estrutura

O ideal é que o terreno para a plantação de morango tenha 2 a 3% de inclinação, com exposição solar e drenagem adequados. O uso de estufas e túneis baixos resulta em frutos de melhor qualidade, reduzindo perdas por geadas ou estresse hídrico.

Rotação de culturas

O plantio não deve ocorrer em áreas onde houve viveiro ou uma área de produção da mesma cultura. Isso porque, assim sendo, o solo acumula agentes patogênicos que danificarão as novas mudas.

É recomendada a rotação das seguintes culturas: aveia (60 a 80 kg de sementes/ha) ou azevém (25 a 30 kg de sementes por ha) no inverno; milho (30 kg de sementes/ha) ou milheto (15 kg de sementes/ha) no fim da primavera/verão – quando a cultura estiver florescendo.

Adubação

O plantio de morango tem como pH ideal 6. Cerca de quatro meses antes do plantio, no mínimo, deve ser feita a análise completa do solo. Constatada acidez, esta deve ser corrigida pelo menos três meses antes do plantio.

Calcário deve ser incorporado à área em profundidade de 20 cm, fazendo a aplicação em duas partes – uma na primavera (setembro), outra no verão (janeiro), junto a adubação orgânica – quando houver necessidade maior que três toneladas/ha.

Potássio e fósforo devem ser utilizados para a correção do solo. Esta deve seguir as recomendações de adubação e calagem adotadas pelos órgãos técnicos estaduais. Quanto ao teor de boro, deve-se aplicar 4 kg/ha para a correção, junto a adubação verde, se este estiver abaixo de 1 mg,

Plantio e irrigação

O período ideal para o plantio de morango é entre abril e maio, em canteiros de 0,8 a 1,2 metro de largura e 25 a 30 cm de altura. Tanto para o adequado crescimento de folhas quanto para evitar o aparecimento de raízes laterais, a muda deve ter metade do caule plantado ao nível do solo.

É importante tomar cuidado com a presença de coliformes fecais e metais pesados na água para irrigação. Recomenda-se o uso de uma ou duas linhas de tubos gotejadores por canteiro, espaçados 10 cm entre si.

Cuidados com a plantação de morango

Com as mudas plantadas, a irrigação deve ser por aspersão, ao fim da tarde. Assim, a terra encosta nas raízes e a planta absorve a água e os elementos nutritivos do solo. Com volume pluvial abaixo do comum, a irrigação deve ser realizada em um período de dez dias para a formação de bom sistema radicular.

Cinco ou mais irrigações (10 minutos cada) precisam ser realizadas nas horas mais quentes do dia, com o intuito de fornecer água ao solo e resfriar o ambiente. As irrigações devem aumentar conforme o calor do dia.

O solo deve receber cobertura plástica, a fim de proteger a plantação de morango de fungos e plantas invasoras, cerca de 30 a 40 dias após o plantio. O aparecimento de grilos, lagartas e formigas deve ser controlado, a fim de garantir a saúde das plantas. Entre 60 e 80 dias após o plantio, é realizada a colheita.

Compartilhe este artigo nas redes sociais para disseminar as informações sobre plantação de morango. Ainda tem dúvidas? Comente abaixo.