• Defensivos agrícolas
  • Centro-Oeste
  • 22.08.2017
  • Por Meu Agronegócio

Você conhece a importância da defesa vegetal?

defesa vegetal

A pujança da agricultura brasileira nas últimas décadas, representada por sua participação na economia do país e relevância no cenário global, está baseada em pesquisa e tecnologia. Parte disso, a defesa vegetal é fundamental na proteção das lavouras contra pragas, doenças e ervas daninhas.

A defesa vegetal compreende “o conjunto de ações tomadas para diminuir o risco representado por pragas e que tenha por objetivo final manter ou aumentar a estabilidade fitossanitária das culturas”. A definição é do livro “Defesa Vegetal: Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas“.

Os avanços científicos no Brasil tornam as práticas agrícolas de utilização de insumos e gestão diversificadas. Isso porque temos climas e solos variados em um extenso território. Desse modo, é necessário também ter conhecimento específico sobre as práticas mais adequadas a cada cultivo e em cada contexto.

Disseminando conhecimento desde 2014

Buscando ampliar o acesso de produtores rurais e da cadeia do agronegócio a informações sobre pragas, controle e manejo fitossanitário, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) lançou o site colaborativo DefesaVegetal.net em 2014. Já em seu início, o projeto contava com dados de mais de 100 espécies de insetos, fungos e ervas daninhas.

O projeto conta com parceiros estratégicos como o Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR), Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Fungicidas (FRAC-BR), Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Oxya Agro e Biociências.

Conforme dados presentes no segundo volume do livreto “Defesa Vegetal: Pesquisar para conhecer. Conhecer para manejar.”, disponibilizado gratuitamente no site, já são mais de 3 mil profissionais reunidos pela plataforma e colaborando em um crescente banco de dados. Ainda, em pouco mais de dois anos, são mais de 2 milhões de visualizações do conteúdo em redes sociais.

E não é somente o agronegócio brasileiro que se beneficia desse acúmulo de informações: cerca de 20% dos acessos ao site são realizados fora do Brasil. Profissionais de mais de 140 países utilizaram dados do DefesaVegetal.net. O reconhecimento internacional veio em 2016, quando CropLife América Latina premiou o projeto.

Defesa vegetal na palma da mão

Informação de monitoramento e pesquisa acessível a produtores e técnicos em qualquer lugar. Com esse intuito, a Andef ampliou a abrangência do DefesaVegetal.net lançando um aplicativo para dispositivos móveis, disponível para sistema operacional Android e iOS.

Dessa forma, o acesso ao conhecimento agregado desde 2014 sobre defesa vegetal se torna ainda mais fácil, pois fica disponível em celulares e tablets. Os agentes da produção agrícola podem levar esses dados direto para o campo, avaliando práticas e ameaças biológicas.

O aplicativo Defesa Vegetal está disponível gratuitamente desde maio de 2016. A partir de então, superou 10 mil downloads nas duas lojas de aplicativos. O download pode ser feito por meio dos links abaixo:

Gostou de nossas dicas a respeito do acesso a dados e informações sobre defesa vegetal? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo.